Instituto que promove presença negra no audiovisual realiza mostra de filmes
O pitaco de hoje é da repórter Priscila Camazano, que trabalha aqui na redação da Folha de S.Paulo. Ela sugere um festival gratuito de filmes promovido pelo Instituto Nicho 54, voltado à qualificação e inserção de profissionais negros no cinema e no setor audiovisual como um todo. Confira o pitaco:
*
Desta quarta (20) até 30/11, o Instituto Nicho 54, que tem como foco promover a formação de jovens profissionais negros no audiovisual, realizará uma mostra de cinema gratuita na cafeteria Jardin do Centro, na Vila Buarque, região central de São Paulo. É a mostra Herói Negro Amor.
Na programação, dividida em dois ciclos (super-heróis e heroínas e amores negros), serão exibidos longas e curtas-metragens nacionais e internacionais sobre a temática negra.
Para abrir a sessão, será projetado nesta quarta (20), às 18h, “Cleópatra Jones” (1973), do americano Jack Starrett. O filme é um clássico do movimento blaxploitation –de filmes dirigidos e protagonizados por negros.
Na trama, que se passa na década de 1970, a atriz Tamara Dobson interpreta uma agente especial que desmascara policiais racistas e luta para derrubar a rainha do crime, a malvada Mommy, interpretada por Shelley Winters.
Outro destaque é o curta “Negrum3” (2018), dirigido por Diego Paulino, que mergulha na caminhada de jovens negros pela cidade de São Paulo. A exibição será na quinta-feira (21), às 19h30.
Já na sexta (22), uma sequência de cinco curtas será projetada a partir das 19h30. Nesta lista está o filme da cineasta Tata Amaral, “Viver a Vida” (1991), que narra o cotidiano do office-boy Cleibson. Outro destaque é curta “Pumzi” (2009), da queniana Wanuri Kahiu, mesma diretora que esteve à frente de “Rafiki” (2018).
*
Herói Negro Amor. Jardin do Centro. Rua General Jardim, 494, Vila Buarque, São Paulo. De 20 a 30/11. Grátis. Mais em facebook.com/nicho54brasil
*
Quer dar seu pitaco? Escreva para pitacocultural@gmail.com e envie sua resenha. Não esqueça de mandar nome completo, profissão, idade e cidade. Fotos do local são bem-vindas.