Com pintinho que perde os dedos, livro infantil fala de acolhimento e superação

Um pintinho amarelo é encontrado por uma menina, perdido embaixo da chuva, no quintal de um sítio. Essa menina acolhe o bichinho, tenta aquecê-lo e um acidente com o fogão a lenha faz com que ele machuque os pés.

O susto é grande, mas a menina resolve cuidar da ave para que ela se recupere. Nasce, então, uma amizade –o pintinho fica na família, se acostuma até a dormir no quarto de sua protetora e recebe o nome de Biro-Biro, em homenagem ao ex-jogador do Corinthians.

O que a garota não espera, entretanto, é que Biro-Biro vai crescer e se tornar não um galo, mas uma galinha –a galinha Bira-Bira. E que vai conseguir fazer tudo o que qualquer galinha faz, mesmo com os pés “diferentes”.

“A Galinha Bira-Bira” , livro publicado pela Ed. Flamingo com ilustrações de Marco Martins, é a primeira obra infantil da autora Adriana Balsanelli.

A autora sorri para a foto enquanto vira uma página do livro
A autora do livro, Adriana Balsanelli (Iara Morselli)

A história é inspirada na infância de Adriana, que viveu no interior de São Paulo e cuidou de Bira-Bira (a verdadeira, que cresceu só com o “cotoco” dos dedinhos, como conta a autora). Adriana mora na capital e a experiência como assessora cultural, divulgando espetáculos infantis, a ajudou a compreender esse universo.

O interessante é que, a partir de uma história bonita e real, o livro consegue falar de temas complexos e importantes. Entre eles acolhimento, transição (Biro-Biro era, na verdade, Bira-Bira), superação de dificuldades e sobre o quanto é normal ser diferente.

Fica, portanto, o nosso pitaquinho cultural nesse Dia das Crianças. 😉

*

A Galinha Bira-Bira.  44 páginas.  7 a 10 anos. Preço de venda: R$ 30.

*

Que filmes, séries ou peças você tem assistido? Já voltou a frequentar bares e restaurantes? Escreva para pitacocultural@gmail.com e envie sua resenha. Não esqueça de mandar nome completo, profissão, idade e cidade.